É difícil conhecer o cenário literário baiano sem conhecer Lorena Ribeiro, autora soteropolitana na direção de tantos projetos voltados para a Literatura que eu poderia fazer um post só sobre eles em outro momento. Hoje vamos falar um pouco suas principais obras publicadas e projetos como o Passos Entre Linhas e o clube de leitura Lendo a Bahia.
Lorena, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia e doutoranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, desde pequena foi apaixonada pela leitura e iniciou seu projeto Passos Entre Linhas em 2016 com o objetivo de divulgar a literatura brasileira produzida, principalmente, por autores e autoras negras da Bahia.
Seu currículo é recheado de contribuições para a literatura do estado e diversas participações em coletâneas como Poetas negras brasileiras: uma antologia (2021), Vozes Nordestinas (2021), Vejo cores em você (2020), O nordeste em cores (2020) e muitas outras. E sua primeira publicação independente foi O Divertido Glossário de Jana (2020).

Ilustrado por Quezia Silveira, que também é uma artista soteropolitana, O Divertido Glossário de Jana conta a história de Janaína, “uma criativa menina de sete anos, que descobriu com a pró Gleice que é possível criar uma lista para dar significado às palavras” e pede ajuda a sua dinda para criar o seu próprio glossário contando sobre as pessoas que encontra e as coisas que vê em seu dia-a-dia para seus leitores de maneira bastante criativa.
De acordo com a própria Lorena, o livro convida às crianças a refletirem sobre sentimentos e sensações, além de incentivar a curiosidade sobre como as palavras se formam e se separam, ou seja, diverte e ensina ao longo do processo, auxiliando em seu aprendizado. Em conversa com o Blog ela compartilhou dois materiais criados a partir do livro, são eles: um material para colorir e uma cartilha para trabalhar o livro em sala de aula.
Além da história de Jana, também é massa conhecer mais sobre o projeto Passos Entre Linhas, que completou 6 anos na ativa algumas semanas atrás, e o clube de leitura Lendo a Bahia, que teve início em 2019 realizando encontros mensais com discussões sobre feminismo negro, combate ao racismo e outros temáticas através da leitura de livros pré-selecionados.
Se você se interessou pelo trabalho de Lorena, o qual é muito mais do que esse pequeno resumo que fiz, indico muito que acompanhem seu Instagram (@passosentrelinhas) e seu site para ficarem de olho no que ela anda produzindo porque é uma ótima oportunidade para começar a acompanhar mais o cenário literário atual da Bahia.
Vai que ela é confirmada para a Bienal da Bahia? É melhor conhecer logo seu trabalho para tirar foto com ela no evento.
